Regulando a chave seletora do câmbio AL4 para Peugeot, Renault e Citroën

Por | 27 de fevereiro de 2019

Por Hélio Czerny.

Os câmbios automáticos, de maneira geral, são equipados com um dispositivo chamado chave seletora. Essa chave seletora pode estar localizada na parte interna ou externa da transmissão automática.

Esse dispositivo possui diversas e variadas finalidades que se alteram conforme os fabricantes. Dentre elas, podemos citar algumas funções básicas tais como: liberar ou bloquear a partida conforme a posição da alavanca seletora de marchas, ligar / desligar as lâmpadas da marcha a ré, informar a posição em que se encontra a alavanca seletora de marchas e algumas outras.

Pois bem, essa chave, quase sempre, requer uma regulagem para o seu correto funcionamento, pois, caso contrário, as informações por ela prestadas não corresponderão a situação real e física do câmbio e da alavanca seletora.

Por isso, nessa dica, mostrarei como deve ser regulada a chave seletora que equipa o câmbio AL4.

Primeiro passo: coloque a alavanca seletora na posição “N”;

Segundo passo: Localize a chave seletora na parte superior do câmbio;

 

Terceiro passo: Localize e solte (de maneira que a chave possa ser movimentada com certa facilidade) os parafusos de fixação da chave seletora;

Quarto passo: localize os dois contatos elétricos que se encontram na chave seletora;

 

 

Quinto passo: Coloque o seletor do multímetro na posição (Ω) ou   e conecte cada cabo do instrumento a um dos contatos (não existe polaridade). Gire a chave seletora até que, no display do instrumento, apareçam, somente, “zeros”.

 

Sexto passo: Fixe a chave seletora, apertando seus parafusos de fixação, e movimente a alavanca seletora algumas vezes. Após isso, retorne a alavanca para a posição “N” e verifique se o multímetro volta a indicar “zeros” no display. Caso isso ocorra, a regulagem foi bem executada. Caso contrário, repita os passos anteriores ou verifique a existência de outros problemas no sistema.


Hélio Czerny é Instrutor de câmbio automático e automatizado e proprietário da Hellis Treinamento e Desenvolvimento.

www.hellis.net.br | Facebook.com/hellistreinamentos

Whatsapp: (65) 9.8163-3021 | E-mail: helio@hellis.net.br