Dica Técnica Fiat – DTC B1009 e luz do Airbag acesa

Por | 7 de março de 2017

Luz do Airbag acesa e registro do DTC B1009 – Luzes laterais com circuito aberto ou curto circuito ao positivo da bateria.

Marca: Fiat
Modelo: Novo Uno Way
Motor: 1.0


Aparentemente não existe relação entre Airbag e Luzes laterais, entretanto ao consultar o Pinout Gráfico interativo do veículo no diagweb, foi constatado que o módulo do airbag está instalado em série na rede CAN entre o módulo de controle da carroceria e o painel de instrumentos.

Siga a pesquisa no diagweb:

Descrição da pesquisa do Pinout Gráfico: http://www.diagweb.com.br/Pesquisa/290321
1. Busque no Pinout Gráfico por Computador de Bordo
2. Procurar Painel de Instrumentos no mapa (a função Ctrl + F permite buscar no mapa por palavras)
3. Foram encontrados 4 pontos relacionados ao painel de instrumentos: Em dois deles se observa que a unidade do airbag aparece entre o computador de bordo e o painel de instrumentos. Como a luz que está acesa refere-se ao airbag, então a análise deve ser dos circuitos que envolvem os pinos D25 e D26 do computador de bordo.

A falha B1009 foi identificada no módulo de controle da carroceria porque é esta central quem controla a iluminação externa. O passo seguinte é “denunciar a falha” indicando a existência desta na codificação da Rede CAN. Supostamente o painel de instrumentos entendeu que a falha comunicada era proveniente da unidade do airbag quando na realidade era uma falha identificada pela unidade do controle da carroceria.

O sistema de iluminação externa foi alterado com a instalação de leds e lâmpadas com resistência diferente das originais e isso foi a causa do código B1009.

Solução: Aplicação de lâmpadas originais no sistema de iluminação externa do veículo resolveu os dois inconvenientes.

Agradecimento: Walber Maia – MG.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.