Dica Técnica Ford – Luz da injeção acesa e código de falha P0193

Por | 8 de dezembro de 2016

Problema: Luz da injeção acesa, código de falha P0193: Sensor de pressão do rail sinal de entrada alta.

Marca: Ford

Modelo: Ecosport TA, Focus TA

Ano: 2009

Combustível: Gasolina

Motor: 2.0

Sistema: Injeção/Alimentação sob demanda.


Retorno do Scanner: Código de falha P0193 sensor de pressão do rail sinal de entrada.

Nota: Esse modelo possui sistema de alimentação de combustível sob demanda, a rotação da bomba de combustível é controlada por um módulo (situado no porta-malas/Ecosport) através de sinal PWM.

P0193 – Circuito do sensor de pressão do rail entrada alta (FRP).
Através da estratégia de monitoramento o módulo de controle do motor verifica o circuito do sensor de pressão rail quanto a voltagem. Se a voltagem estiver caindo abaixo de um limite calibrado durante um intervalo de tempo pré-estabelecido durante o teste (monitoramento), o teste detectará falha, então o código de falha será registrado e a luz da injeção ficará acesa.

A luz da injeção será acesa se:

  • FRP (Sensor de pressão do combustível) – Sinal em curto a VREF (tensão de referência) ou VPWR (tensão de alimentação do veículo).
  • FRP (Sensor de pressão do combustível) – Circuito de sinal aberto.
  • Sensor de pressão de combustível (FRP) danificado.
  • Módulo de controle do motor (PCM) danificado.

Nota: Um sinal de entrada do sensor de pressão de combustível com a chave ligada e motor ligado ou com a chave ligada e motor desligado menor que 0.3 volts indicaria uma falha grave.


Exemplo da pesquisa do código de falha no Diagweb:

Dica 0002 imagem 2

Veja mais detalhes no Diagweb neste link: http://www.diagweb.com.br/DTC


Possíveis causas: 

  • Falta de combustível ou nível do combustível muito baixo;
  • Sensor de pressão e temperatura do combustível defeituoso;
  • Chicote do sensor de pressão e temperatura do combustível com circuito aberto ou curto-circuito;
  • Má conexão nos conectores do chicote do sensor de pressão e temperatura do combustível;
  • Bomba de combustível defeituosa.

Possíveis sintomas: 

  • Luz da injeção acesa;
  • Dificuldade nas partidas ou motor não pega.

Possíveis soluções:

  • Abastecer o tanque de combustível;
  • Substituir o sensor de pressão e temperatura do combustível;
  • Reparar o chicote elétrico quanto maus contatos, circuito aberto ou curto–circuito;
  • Substituir a bomba de combustível.

Exemplo de um sistema de alimentação com controle sob demanda utilizado na Ford Ecosport:

Dica 0002 imagem 1

Veja o diagrama completo no Diagweb neste link: http://www.diagweb.com.br/Pesquisa/20048


Sensor de pressão de combustível valores de teste:

Voltagem Pressão em kPa Pressão em PSI Pressão em Bar
4.5 482 70 4.83
3.9 413 60 4.14
3.4 344 50 3.45
2.8 275 40 2.76
2.2 207 30 2.07
1.6 138 20 1.38
1.1 69 10 0.69
0.5 0 0 0

Sensor de temperatura do combustível – Valores de teste

Temperatura Sensor
ºC ºF Volts K Ohms
100 212 0.47 2.073
95 203 0.54 2.405
90 194 0.61 2.800
85 185 0.70 3.273
80 176 0.80 3.840
75 167 0.92 4.524
70 158 1.06 5.351
65 149 1.21 6.356
60 140 1.38 7.584
55 131 1.56 9.091
50 122 1.77 10.949
45 113 1.99 13.252
40 104 2.23 16.123
35 95 2.48 19.720
30 86 2.74 24.253
25 77 3.00 30.000
20 68 3.26 37.332
15 59 3.50 46.745
10 50 3.73 58.911
5 41 3.95 74.745
0 32 4.13 95.501

 


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One thought on “Dica Técnica Ford – Luz da injeção acesa e código de falha P0193

  1. Francisco Aridson AraujoRodrigues

    OI pessoal da ciclo engenharia fico muito satisfeito com vocês por poder receber essas informações de suporte técnico, Muito ótimo o trabalho de vocês mais uma vez obrigado

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