Dica Técnica Peugeot/Citroen

Por | 28 de Março de 2018

Luz do freio de mão/nível do fluído de freio acesa e indicação de advertência de “STOP” no painel de instrumentos

Marca: Peugeot/Citroen

Modelos: C3, Aircross e 208

Motor: 1.6 16V

Ano: 2013/2014

Sistema: Injeção eletrônica/Freio

Fabricante: Bosch

Versão: ME7.4.9


Problema: Luz do freio de mão/nível do fluído de freio acesa e indicação de advertência de “STOP” no painel de instrumentos.

Retorno do Scanner: DTC P11BA – Falha na bomba de vácuo.

Informações complementares:

Esses modelos são equipados com uma bomba de vácuo para assistência adicional ao servo-freio. Modelos da GM também pode-se verificar a utilização desse tipo de bomba elétrica de vácuo no sistema de freio. Acionando-se com frequência o pedal do freio é possível notar que a bomba de vácuo entra em funcionamento.

Histórico:

  • Luz de indicação da alavanca do freio de mão acionada ou nível do fluído de freio baixo acesa no painel.
  • Indicação de advertência de “STOP” no painel de instrumentos.
  • Ao acessar via scanner as memórias de falhas registradas havia gravado o código de P11BA – Falha na bomba de vácuo.

Causa:

Problema na linha PSA é causado pela nível baixo de fluído de freio no reservatório ou quando da desmontagem/troca do reservatório , ocorre o registro do aviso de STOP e a luz do freio de mão/nível do fluído de freio acesa.

Solução:

Utilizar scanner homologado pelo fabricante: Diagbox ou Lexia da Peugeot/Citroen (PSA). Realizar a adaptação da bomba de vácuo de assistência dos travões/freios.