Dica Técnica Renault Logan/Sandero

Por | 30 de outubro de 2017

Motor “engasga” no início da aceleração ou retomadas.

Marca: Renault

Modelo: Logan/Sandero

Motor: 1.6 8V K7M

Ano: 2012

Sistema: Injeção


Problema:

Motor “engasga” no início da aceleração ou retomadas.

Retorno do scanner:

Sem registros de falhas.

Histórico/Causa do Problema:

Para os modelos até final de 2011 os motores tinham taxa de compressão de 9,5:1, um funcionamento mais “quadrado” com o motor trabalhando com combustível álcool é considerado normal para esses modelos.

No início de 2012 a Renault aumentou a taxa de compressão dos motores (1.6 8V K7M flex) desses modelos de 9,5:1 para 12:1, nesses modelos o problema de “falha” nas acelerações iniciais foi minimizado.

Solução adotada no caso do motor até final de 2011:

“Adiantado um dente” da correia dentada em relação à polia do comando de válvulas.

 

Nota: Embora essa solução não seja indicada pelo fabricante, durante teste dinâmico, motor não alterou a temperatura de trabalho, não apresentou detonações e houve melhora significativa nas acelerações rápidas.

 

Como identificar os motores partindo de uma análise visual:

  • Motores com taxa de compressão 9,5:1 (modelos até final de 2011 ): Revestimento do calço do motor tipo motor tipo alumínio.
  • Motores com taxa de compressão 12:1 (após final de 2011 ): Revestimento do calço do motor tipo motor tipo de plástico (preto).

Agradecimento: Erichsen Heleno e Cleomar Martins – GO

 

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