Dica Técnica SSangyong – motor em regime de emergência

Por | 25 de julho de 2018

Motor em regime de emergência, luz de diagnóstico acesa

SSangyong Actyon Sports 2.0 Xdi 2010 (A200s)

Sistema Dephi EDC 2.0


Por Aparecido Oliveira – EAOL – Campinas

Defeito: Motor em regime de emergência, luz de diagnóstico acesa.

Memória de erro:

  • P0102 – medidor de massa de ar – sinal muito pequeno
  • P0103 – medidor de massa de ar – sinal muito grande
  • P1520 – válvula EGR curto circuito ao positivo

Procedimentos: Verificação de valores reais com scanner, massa de ar constante e ausência de sinal PWM controle da válvula EGR.

  • Medida a tensão de alimentação e o sinal do sensor de massa de ar e válvula EGR.
  • Detectada a falta de alimentação de 12 V no medidor de massa de ar e no solenoide da EGR.

 Nota: Válvula EGR havia sido descarbonizada recentemente.

Conforme o esquema elétrico, a alimentação é proveniente de fusível na saída do relê principal:

Solução:

  1. Localizado o fusível, o mesmo estava queimado.
  2. Substituído após verificar que o chicote e a resistência da válvula EGR estavam em ordem.
  3. Apagada a memória de erros e efetuado o teste de rodagem.

Caixa de fusíveis EDC lateral direita do painel

 


Quer conhecer mais sobre nós?