Motor em regime de emergência, luz de diagnóstico acesa
SSangyong Actyon Sports 2.0 Xdi 2010 (A200s)
Sistema Dephi EDC 2.0
Por Aparecido Oliveira – EAOL – Campinas
Defeito: Motor em regime de emergência, luz de diagnóstico acesa.
Memória de erro:
- P0102 – medidor de massa de ar – sinal muito pequeno
- P0103 – medidor de massa de ar – sinal muito grande
- P1520 – válvula EGR curto circuito ao positivo
Procedimentos: Verificação de valores reais com scanner, massa de ar constante e ausência de sinal PWM controle da válvula EGR.
- Medida a tensão de alimentação e o sinal do sensor de massa de ar e válvula EGR.
- Detectada a falta de alimentação de 12 V no medidor de massa de ar e no solenoide da EGR.
Nota: Válvula EGR havia sido descarbonizada recentemente.
Conforme o esquema elétrico, a alimentação é proveniente de fusível na saída do relê principal:
Solução:
- Localizado o fusível, o mesmo estava queimado.
- Substituído após verificar que o chicote e a resistência da válvula EGR estavam em ordem.
- Apagada a memória de erros e efetuado o teste de rodagem.

Caixa de fusíveis EDC lateral direita do painel