Dica Técnica: Start & Stop Argo-Cronos

Por | 30 de setembro de 2019

Start & Stop inoperante, falhas que afetam o funcionamento do sistema

Marca: Fiat

Modelos: Argo e Cronos

Motores: 1.0 6V GSE, 1.6 8V GSE, 1.8 16V E.Torq

Ano: 2018-2019

Sistema: Start & Stop


Por Antônio Carlos da Silva

Problema: Start & Stop inoperante, falhas que afetam o funcionamento do sistema Start & Stop.

Sistema Start & Stop pode deixar de operar corretamente devido as seguintes causas:

  1. Falha que ocorre tratando-se do sensor IBS (Intelligent Battery Sensor – sensor inteligente da bateria) não calibrado, que é representado na BCM em DADOS, quando o status indica VERDADEIRO. Esse parâmetro pode ser
    verificado na BCM na aba DADOS (CALIBRAÇÃO IBS) ele tem de apresentar o valor FALSO para que o sistema Start Stop funcione perfeitamente.
  2. Falha comum que ocorre em relação ao status de carga da bateria abaixo do especificado que é 76%, isso ocorre com mais frequência em veículos que rodam pouco no dia a dia. Esse parâmetro é verificado na ECM (central de injeção) na aba DADOS (STATUS DE CARGA DA BATERIA).
  3. O sistema também deixa de funcionar caso os parâmetros da bateria (SOC, SOH, SOF) estejam incorretos, ou seja, indicando VERDADEIRO. Para verificar os parâmetros da bateria acessar o BCM (módulo de controle da carroceria) na aba Dados. O correto é que o status dos parâmetros (SOC, SOH,SOF) indique FALSO.

Soluções:
1 – Caso o parâmetro do sensor IBS indique verdadeiro, está fora do padrão e deve-se fazer a calibragem do sensor IBS:

a.  Fechar as portas, utilizando a chave;
b. Deixar em repouso por um período acima de 3h e o sensor IBS será calibrado.

2 – Em relação a correção do status de carga da bateria abaixo do especificado que é 76%:

Solicitar recarga da bateria e verificar seu estado de saúde com equipamento específico, caso estado de saúde esteja ruim, substituir a bateria.

3 – Os parâmetros SOC, SOH e SOF, são dos estimados por cálculos matemáticos durante a medição com equipamento apropriado, caso estejam comprometidos a bateria deve ser substituída:

  • SOC – State Of Charge – É a capacidade atual (instantânea) da bateria. É a quantidade de capacidade que resta após a descarga de uma condição de carga máxima.
  • SOH – Está frequentemente relacionado à perda de capacidade nominal da bateria. Quando a capacidade reduz para 80% da capacidade inicial, considera-se que a bateria atingiu seu fim de vida. SOH tem uma correlação
    inversa com a resistência.
  • SOF – State of Function – Descreve como o desempenho da bateria atende às demandas reais durante as condições de operação.

 

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