Dica Técnica Toyota – Motor não pega ou com partida longa. Luz da injeção acesa.

Por | 14 de junho de 2017

Motor não pega ou pega com partida longa.

Luz da injeção acesa e luz controle, tração e estabilidade acesa (se equipado).

Marca: Toyota

Modelo: Hilux

Ano: 2013

Motor: 3.0 1KD

Sistema: Injeção

Fabricante: Denso

Versão: 89666-0K450


Retorno do scanner/códigos de falha:

  • P167a: Perda de Comunicação com o injetor No.1
  • P167b: Perda de Comunicação com o injetor No.2
  • P167c: Perda de Comunicação com o injetor No.3
  • P167d: Perda de Comunicação com o injetor No.4
  • P1603: PCM/TCM – Histórico de Limite de Sustentação do Motor (Após a partida do motor, este DTC é gravado quando o motor parar sem que a chave de ignição seja desligada).
  • P1604: Falha na Condição de Partida (Este DTC é armazenado caso não haja partida do motor ou continue girando sem dar partida durante um determinado período de tempo. Este DTC também é gravado se o veículo estiver sem combustível).

Histórico/Causa do Problema:

  1. Às vezes não funcionava e quando funcionava a partida era longa.
  2. Queda de rendimento não muito acentuada.
  3. Não conseguia apagar os códigos de falhas via scanner.
  4. O veículo estava com 43.000 km.

Passamos os injetores para um motor novo (testado num carro com 19.000 km, ano 2014) um a um, assim que conectou o injetor do cilindro nº 1, gravou todos os códigos de falha novamente.

Causa: Injetor cilindro nº 1 em curto.

Solução: Substituir o injetor do cilindro nº 1.


Agradecimento: Vanderlei Carlos Perondi – PR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.