Dica Técnica/Ford – “MOTOR AVARIADO” e/ou “TRANSMISSÃO AVARIADA” indicadas no Painel de Instrumentos.

Por | 15 de dezembro de 2015

Marca: Ford

Modelos: Focus

Combustível: Flex

Ano: Anterior a 2009

Sistema: Injeção/transmissão

Defeito: “MOTOR AVARIADO” e/ou “TRANSMISSÃO AVARIADA” indicadas no Painel de Instrumentos.

Histórico:

Alguns veículos Focus com data de produção anterior a 02/02/2009 podem apresentar falha de “MOTOR AVARIADO” e/ou “TRANSMISSÃO AVARIADA” indicadas ao Cliente através de mensagens no Painel de Instrumentos. A causa das falhas mencionadas pode se relacionar com problemas intermitentes de contato na caixa de fusíveis.

  1. Procedimento de diagnóstico

As falhas dos veículos identificados em campo ocorreram de forma intermitente. A causa potencial identificada foi de contato intermitente no conector C90, localizado na caixa de fusíveis e relês no habitáculo do motor.

Obs: A falha resultante do problema mencionado não afeta de nenhuma formaa segurança dos ocupantes e também não altera o nível de emissões do veículo. Tanto o motor quanto a transmissão não tem seu funcionamento alterado.

Os códigos de falha identificados através da ferramenta de diagnóstico (scanner) geralmente estavam relacionados a falhas de comunicação entre módulos (DTC ́s iniciados pela letra U). O Distribuidor deverá seguir o procedimento abaixo:

  1. Desligar o terminal negativo da bateria;
  2. Retirar o conector C90 da caixa de fusíveis e relês localizada no habitáculo do motor para inspeção;
  1. Verificar a integridade dos terminais “fêmeas” do conector. Se necessário, utilizar uma ponta de prova com dimensões semelhantes aos conectores “macho” localizados na caixa de fusíveis e relês; A maioria dos veículos identificados apresentavam falha nos pinos de número 01 e 15 (parte do sistema de comunicação da rede CAN), porém os demais pinos também podem apresentar falha.
  1. Verificar a integridade dos conectores “macho” localizados na caixa de fusíveis (inclusive incidência de ranhuras nos terminais, indicando contato entre os conectores);

2015.12.15

Se identificado possível problema durante o diagnóstico, retrabalhar os pinos machos e conectores fêmeas para regularizar o contato dos terminais.

 

Agradecimento: Adenir Mamede

 

One thought on “Dica Técnica/Ford – “MOTOR AVARIADO” e/ou “TRANSMISSÃO AVARIADA” indicadas no Painel de Instrumentos.

  1. Admilson

    Tenho um focus 2013 apareceu por duas vezes um aviso avaria no Motor o carro perde a força e para

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.