Dificuldade da partida quando quente

Por | 4 de maio de 2018

A dificuldade de partida dos motores de combustão quando quente pode ser causada por vários fatores, entre eles vamos destacar aquele afetado pelo “vapor lock” (bloqueios devido à vaporização do combustível) no tubo distribuidor e válvulas de injeção nos carros injetados.


Dica elaborada por Aparecido Oliveira – EAOL – Campinas

Aquecido pelo motor, o combustível pode vaporizar-se formando bolsões de vapores que produzem distúrbios na injeção ou mistura.

As consequências são:  Perda de potência ou apagamento do motor e dificuldades de partida quando quente.

Este efeito é comum em muitos veículos, por um curto período de tempo após o desligamento do motor o combustível parado no distribuidor e válvulas de injeção é superaquecido pelo calor propagado do motor, veja o gráfico.

Uma solução usada para evita-lo é o acionamento dos eletro-ventiladores do radiador para esfriar o motor após a parada, como os encontramos em algumas versões do VW Santana com sistema LE Jetronic.

Na linha VW ainda existe uma solução que não evita, mas cria um artifício para eliminar os vapores e contrabalançar a mistura. Ao dar partida com o motor quente a uma dada temperatura, o termoswitch posicionado no coletor de admissão. Este modelo pode ser encontrado na linha Fiat com sistema LE Jetronic.

Atualmente, os sistemas sem retorno são duplamente afetados e se aquecem muito mais, já que a circulação do combustível no turbo distribuidor e válvula se restringirem ao consumido pelo motor. Para evitar o efeito de vapor lock em funcionamento o sistema pode ter a pressão de combustível aumentada para elevar a temperatura de ebulição. Tubos distribuidores de combustível e coletores de admissão constituídos de plástico e injetores com carcaça plástica reduzem este efeito devido a sua maior capacidade de isolação térmica.

O avanço na eletrônica da UCM permite ainda introduzir novos métodos para suplantar este efeito, como o aumento do tempo de injeção apoiado aos recursos do power latch, acionamento da bomba e injetores ao abrir o carro ou ligar a chave de ignição e aumento da pressão de combustível durante a partida.

Principais causas de falhas de partida com o motor quente relacionadas ao efeito de vapor lock:

  • Regulador de pressão defeituoso ou inadequado.
  • Sinal errôneo do sensor de temperatura do motor, relê (LE) ou circuito em curto.
  • Bomba, regulador ou válvulas de injeção com falta de estanqueidade, gotejando ou com fuga de combustível.
  • Sistema de arrefecimento: Com bolsões de ar, ou nível de água baixo, ou termoswitch defeituoso/inadequado.
  • Termoswitch do coletor de admissão defeituoso ou inadequado (LE Jetronic).
  • Motor bomba de ar defeituoso, falta tensão de alimentação, obstrução tubos (LE Jetronic).
  • Defeito da unidade de comando do motor.