Lógica de partida nos Modelos GM

Por | 31 de outubro de 2018

Apresentamos um diagrama de blocos para um melhor entendimento da lógica de partida nos modelos GM

Em situações de falha na partida (motor não gira), esse diagrama ajuda na análise de possíveis áreas do circuito a serem investigadas.
De acordo com o diagrama:
  • O relé de partida é comandado pela UCM de controle do motor através do envio de um sinal positivo.
  • O módulo de controle da carroceria (BCM) monitora o contato da chave de ignição através do terminal c15, que muda o status de sua tensão quando é acionado a partida (linha +50). Ao receber o sinal de partida, o módulo de controle da carroceria (BCM) envia a solicitação de partida a UCM de controle do motor via rede de dados.
Outros sinais de entrada necessários para o acionamento do relé de partida:
  • Sinal p/n de posição da alavanca do câmbio (modelos com transmissão automática);
  • Sinal +12v do interruptor de posição do pedal da embreagem (no caso da S10 cambio mecânico).
Para modelos com sistema de partida sem chave, o sinal do botão de partida é enviado a unidade de controle do sistema de partida sem chave, em seguida, à unidade de controle da carroceria (BCM) que o envia ao módulo de controle de motor via rede de dados.
É muito importante considerar que as principais causas de falha na partida (motor não gira), ainda estão relacionadas a:
  • Bateria fraca, descarregada;
  • Aterramentos deficientes por mal contato ou oxidações nos terminais do chicote;
  • Cabo negativo da bateria com resistência excessiva;
  • Motor de partida defeituoso.
Os diagramas com detalhes para os sistemas de partida dos diversos modelos GM podem ser acessados via diagweb: https://www.diagweb.com.br/Pesquisa/0/0/0/0/4/42/0/0/0/28/-/