Tipos de Injeção – Parte 5
Recapitulando os tempos do motor para compreender o problema que temos
POR FÁBIO VON GLEHN
Inicia-se a leitura desse diagrama a partir da admissão (linha azul). A válvula de admissão abre-se de 10 a 15º APMS (Antes do Ponto Morto Superior) e permanece aberta até 40 a 60º DPMI (Depois do Ponto Morto Inferior). A partir daí a fase é de compressão da mistura (linha verde) até o momento em que ocorre a centelha na vela de ignição por volta de 0 a 40º APMS. A mistura então inicia o processo de queima, o tempo é denominado de combustão (linha laranja) e permanece assim até que de 45 a 60º APMI (Antes do Ponto morto Inferior) abre-se a válvula de escape. A fase agora é de escape (linha preta) e permanece assim até o fechamento da válvula de escape 5 a 20º DPMS (Depois do Ponto Morto Superior).
Apenas a título de exemplo, esses valores médios permitem calcular a duração de cada tempo em ângulos do virabrequim.
Tempo | Faixa de duração | Duração média |
Admissão | 200 a 255º | 240º |
Compressão | 80 a 140º | 110º |
Combustão | 120 a 175º | 150º |
Escape | 230 a 260º | 245º |
O ciclo completo exige duas voltas completas do virabrequim (720º), então com motor em 1000 rpm o ciclo terá duração de 120ms. Nessa condição o tempo médio da admissão será de 40ms e o da compressão de 18ms.
O aumento da rotação do motor irá reduzir esses tempos.
Rotação |
Ciclo completo | Admissão |
Compressão |
1000 rpm | 120 ms | 40 ms | 18,3 ms |
2000 rpm | 60 ms | 20 ms | 9,2 ms |
3000 rpm | 40 ms | 13 ms | 6,1 ms |
4000 rpm | 30 ms | 10 ms | 4,6 ms |
5000 rpm | 24 ms | 8 ms | 3,7 ms |
Esses números servem apenas como uma forma de colocar valores ao problema. Se a opção for pela injeção indireta os limites de tempo função da rotação do motor está limitado à duração do ciclo completo. Com a adoção de uma injeção direta com mistura homogênea o tempo disponível para injeção do combustível se reduz ao tempo da admissão e se a escolha for por uma injeção direta com mistura estratificada todo o combustível deverá ser injetado durante a fase de compressão. Observa-se que os limites de tempo disponíveis para injeção de combustível reduzem com o aumento da rotação e tornam-se críticos em função da estratégia de formação da mistura. O problema está colocado, o aumento da rotação exige mais volume de combustível enquanto o tempo disponível para injetar diretamente diminui! Como resolver esse problema?
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